Ao planejar sua mudança, deixe as crianças e os bichos de estimação fora de casa, separe as caixas por cores e otimize o material para embalar objetos delicados
Mudar de casa é uma das tarefas mais estressantes e cansativas que existem. São centenas de pacotes, preparativos e muito dinheiro gasto com o transporte de móveis e objetos. Se a mudança não for bem planejada, fazer as malas para ir à casa dos seus sonhos pode se transformar em sofrimento e frustração. Conheça dicas para fazer uma mudança tranqüila e confortável, sem comprometer seu orçamento, nem a paciência de sua família.
Etiquetas
Uma boa dica guardar objetos de um mesmo cômodo na mesma caixa. Não misture utensílios de cozinha com a louça que vai para a sala de jantar. Isso poupa muito tempo na hora de desembalar e guardar no lugar certo. Outra grande estratégia é separar por cores as caixas de uma mesma sala ou quarto. Coloque etiquetas com nomes e cores correspondentes aos cômodos para onde vão os pertences. Nas portas, fixe um pequeno cartaz com a respectiva cor. Isso facilita o trabalho dos funcionários das transportadoras.
Aparelhos da cozinha, como geladeira, fogão e microondas devem ser os primeiros a serem colocados no caminhão de mudanças - e os últimos a serem descarregados. Como o transporte é feito pela área de serviço, quanto menor a quantidade de volumes nesta parte da casa, mais fácil será a circulação de móveis e caixas.
Preparando a mudança
Assim que você tiver uma data marcada para a mudança, comece os preparativos e organize a agenda. Separe caixas de papelão vazias e coloque objetos que você não usa no dia-a-dia e que estão esquecidos em algum canto da casa. Aproveite para jogar fora - ou mesmo doar - coisas que você considera inúteis. Quanto menor a quantidade de objetos a serem transportados, mais barata e mais rápida será a mudança.
No caso de condomínios, verifique com o síndico se é permitida a mudança nos finais-de-semana. Avise aos zeladores do edifício novo e do antigo que você está de mudança para que os elevadores sejam preparados. Observe o tamanho de portas, escadas e portões. Se a passagem for estreita, a transportadora precisa oferecer veículos de menor porte e preparar guinchos para içar móveis volumosos.
Proteção
Antes de começar a mudança, leve crianças e animais de estimação para a casa dos avós ou amigos. Filhos e cachorros só atrapalham. Além disso, o risco de acidentes é grande. Melhor deixa-los num lugar tranqüilo de seguro.
Na hora de embalar aparelhos eletrônicos e peças delicadas, como cristais e louças, todo cuidado é pouco. Use cobertores e panos de prato para embrulhar esses itens delicados. Otimize espaço e economize com o plástico bolha.
Outra boa opção é fazer o seguro da mudança. Geralmente, o custo de segurar seus móveis equivale a 1% do valor declarado pelo proprietário. A tranqüilidade proporcionada pelo seguro compensa a despesa adicional.