Veja quais são as etapas para conseguir um financiamento.
Evite surpresas desagradáveis conhecendo o valor total das parcelas
Adquirir um imóvel por meio de financiamento não é tão complicado quanto parece, porém o trâmite burocrático acaba assustando muitas pessoas.
Por isso é importante ter conhecimento sobre o assunto e sempre contar com o acompanhamento de profissionais para fazer uma negociação segura.
O primeiro passo para quem quer fazer um financiamento é realizar uma pesquisa que pode ser feita por meio de simulações. Os simuladores indicam em qual categoria você se enquadra de acordo com sua renda. Isso pode influenciar o valor máximo do imóvel e a taxa de juros.
Também é importante saber quanto você possui efetivamente para a entrada (poupança, FGTS, etc.). Quanto maior a entrada, menor a parcela financiada e menor gasto com juros...
O valor da prestação não pode ultrapassar 30% da renda mensal familiar e na maioria das vezes é limitado a até 80% do valor do imóvel.
FGTS - É possível utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para reduzir a quantia financiada. Basta provar que trabalha há pelo menos 3 anos e não ser proprietário de outro imóvel.
Existem algumas regras para uso do FGTS e o valor do bem não pode ultrapassar R$ 500 mil.
TABELAS - Você e seu banco podem definir o tipo de tabela de juros para o valor das prestações. As duas tabelas mais utilizadas são: PRICE (Sistema Francês de Amortização) e SAC (Sistema de Amortização Constante). Você deve analisar a melhor forma de pagamento levando em consideração o seu orçamento mensal. A tabela Price utiliza juros compostos e valor fixo da parcela. Já a SAC amortiza constantemente o saldo devedor pelo valor decrescente. Neste caso, a prestação inicial é maior do que a Price. Atualmente a SAC é a mais utilizada.
Só depois de saber quanto pode gastar na compra do imóvel deverá iniciar a sua busca pelo seu imóvel, sem correr o risco de "se apaixonar" por um imóvel e descobrir que não poderá pagar ou terá o limite de crédito aprovado pela financeira abaixo do valor pretendido e cair na frustração...
Nenhum comentário:
Postar um comentário